A música faz parte da vida de todos nós. Seja tocando ou ouvindo, para cada fase de nossas vidas criamos uma trilha sonora única. Além do bem-estar emocional, a música pode proporcionar desenvolvimento físico e cognitivo para aqueles que escolherem tocar algum instrumento.
Se você já teve vontade de aprender violão, guitarra, bateria ou qualquer outro instrumento, mas deixou o “tempo passar” e desistiu de aprender, o professor Alexandre Barbosa tem um recado:
“Não passe vontade!”
Quem é Alexandre Barbosa?
Alexandre Barbosa, também conhecido pelo seu apelido “Barba”, tem 52 anos, é casado com Bel Barbosa há 25 e é pai da Gabriela Cassaro Barbosa, de 22 anos.
Nasceu em São Paulo, mas fez de Barra Bonita a sua casa há quase 25 anos. Seu interesse pela música, aparentemente, já nasceu com ele. Seus pais contavam que ainda muito novo ficava vidrado na TV assistindo videoclipes de rock e já treinava os batuques nas panelas e móveis da casa.
“A banda que marcou minha infância foi KISS. Eu assistia seus videoclipes na TV e ficava encantando com o som e o tamanho da bateria do Peter Criss”, contou Barba.
Autodidata, começou a tocar bateria aos 13 anos. Foi somente aos 16 anos que passou a ter aulas profissionais, na cidade de Jaú com o professor Paulo Dadamos.
Como todos os jovens entusiasmados pela música e eufóricos para poder tocar em público, Barba montou uma banda de garagem para tocar com seus amigos. Na época, no máximo tocavam em aniversários de amigos, mas já era o ápice de todo adolescente.
A música como profissão
A música como profissão começou quando Barbosa passou a integrar uma banda baile jauense chamada Bemon.
“Eu era o mais novo da banda e tive a sorte de ter esse início de carreira com grandes músicos experientes. Naturalmente, levei muitas broncas e elas, com certeza, me fizeram crescer profissionalmente e dar o meu melhor”, lembra Barbosa.
Depois da Bemon, Alexandre Barbosa fez parte da formação original da banda Bam da Banda e da fundação da banda Capitão Mamão (que hoje está com seus projetos pausados). Atualmente, toca ao lado das bandas RockOld´s, Os Federais e Aueba Trio com participações pontuais.
Barba, professor de batera
Barba nos contou que se aventurou como professor há 24 anos, por insistência de amigos que gostariam de aprender mais sobre bateria. Depois de dois meses ensinando os amigos, Barba descobriu que gostava de compartilhar o que aprendia com seus professores e que a evolução dos alunos era notável.
“O que me motiva é a oportunidade de compartilhar o aprendizado ,, com isso eu aprendo mais ainda. A minha paixão é poder aprender sempre com cada aluno, cada peculiaridade, cada dificuldade e facilidade dos alunos, cada ritmo de aprendizado. É sempre inspirador poder dar aulas”, contou Barbosa.
Eventos
Além de dar aulas e compartilhar o palco com diversas bandas, Alexandre Barbosa realiza eventos para incentivar a música na cidade, assim como seus alunos e amigos músicos.
Uma apresentação dos alunos de Alexandre Barbosa acontece anualmente em julho. Cada edição faz homenagem a alguma banda ou gênero. O último foi o Queen Tributo.
Ainda tem o evento “Batera Nervosa” que é em dezembro, ao ar livre, em parceria com a loja Luggi Instrumentos Musicais. Na última edição, participaram mais de 15 baterias simultâneas e bandas completas.
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Barra Bonita? É só seguir no Instagram e curtir nossa página no Facebook!