A Oficina Eduardo Filho surgiu depois do falecimento do pequeno Eduardo, há sete anos. Os pais começaram a frequentar a Colônia Espírita Fraternidade, porque Claudia Mantovani foi incentivada por uma amiga a realizar o sonho de trabalhar em projetos sociais. A atual comadre deu um banner do Hospital de Brinquedos São Francisco De Assis (que fica em Minas Gerais) para o marido dela, o Eduardo Oliveira.

Logo depois, ele foi entregar brinquedos arrecadados da Colônia para o Hospital de Brinquedos em Araxá. Indo lá, ele conheceu o projeto pessoalmente e mostrou vídeos e fotos para a esposa, que também gostou da instituição. No ano seguinte, o casal juntou diversos brinquedos e entregaram na entidade. Porém, mais brinquedos começaram a chegar na casa do casal após a ida deles para Araxá. Claudia, diante da situação, teve a ideia de dar continuidade do projeto mineiro em Avaré, assim nasceu a Oficina de Brinquedos Eduardo Filho.

“É um dia de cada vez, se não fosse este projeto eu não sei o que seria da minha vida. A oficina veio como uma terapia, tem sido muito bom. Ele está sempre presente”, conta o casal.

Hoje, o projeto tem quatro anos e já doou cerca de sete mil brinquedos para crianças de Avaré e região. Toda a família contribui na iniciativa, os três filhos do casal ajudam a organizar os eventos e as vaquinhas on-line. A Oficina de Brinquedos recebe doações de brinquedos usados e novos para crianças de todas as idades.

Solutudo – Avaré

Triagem dos brinquedos

Os brinquedos recebidos chegam de todas as partes da cidade e passam por uma triagem. A casa do casal foi reformada para armazená-los. Atualmente, o projeto conta com 20 voluntários que se organizam por meio de um grupo no WhatsApp.

A primeira etapa pela qual os brinquedos recebidos passam é a higienização, em uma lavanderia própria da casa no andar de cima, próximo do galpão de brinquedos pré-prontos. Depois de feita a lavagem, os brinquedos que necessitam, passam por pequenos reparos. Claudia costura vestidos para as bonecas e restaura detalhes para que os brinquedos cheguem em boas condições para crianças. Tudo é reaproveitado, é necessário usar a criatividade e montar kits. Segundo o casal, o percentual de brinquedos não reaproveitados não chega nem a 10%.

Solutudo – Avaré
Solutudo – Avaré

Ações

Os eventos acontecem duas vezes por ano, no Dia das Crianças e no Natal. Nos dois primeiros anos do projeto, uma escola era escolhida e as crianças tinham um dia especial com muitas guloseimas, pula pula e pinturas. Ao final do dia, elas levavam um saquinho surpresa e um brinquedo para casa, um sorteio também acontecia para brinquedos maiores, como, por exemplo, bicicletas (as crianças recebiam uma pulseira na entrada do evento com um número).

Durante a pandemia, a Oficina de Brinquedos fez parceria com o projeto Arintana (Os Água de Salsicha). As duas iniciativas foram até bairros carentes em Avaré e doaram juntos brinquedos e lanches para as crianças. A Oficina de Brinquedos também já fez parcerias com o Projeto “Por Amor Avaré” e está sempre aberta para novas possibilidades.

No último ano, a filha do casal teve a ideia de usar embalagens coloridas nas entregas dos brinquedos, pois, até então, eles utilizavam embalagens transparentes. Com a nova maneira de entrega, foram criadas duas edições do festival do bolo para arrecadar fundos para a compra dos embrulhos. “Graças a Deus, as doações são muito boas, o pessoal da cidade e região abraçaram a causa. Isso faz com que a gente tenha mais fé e acredite mais em Deus”, conta o Eduardo.

Solutudo – Avaré

Doações

O projeto aceita doações o ano inteiro de brinquedos, produtos de limpeza e retalhos de tecido, além de ajuda voluntária para organizar e preparar os brinquedos para a doação.

O Oficina de Brinquedos Eduardo Filho fica na rua Luiz Fagnani, 81, no bairro Santa Elizabeth.

Depois de uma história lindíssima como esta, a gente fica muito emocionado.


E você já conhecia este projeto? Já participou de algum evento? Conta para nós nos comentários!



Se você tiver alguma história bacana como esta, manda para a gente pelo e-mail: [email protected]


Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui