Adotar um animalzinho de estimação é muito mais que um ato de solidariedade, é um ato de amor! Porém nem todos os animais conseguem um lar para receberem o carinho que merecem durante suas vidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil possui uma estimativa de mais de 30 milhões de animais em situação de abandono. Um número bem alto, não é mesmo?

Essa realidade do abandono é visível tanto nas grandes metrópoles, quanto nas cidades do interior como Atibaia. E aqui em nossa cidade existe uma história muito especial de uma pessoa que dedica sua vida a causa animal, estamos falando da Jéssica Diana, atibaiana de 33 anos responsável pelo Santuário Danp – Doar Amor Não tem Preço. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela e seu projeto?

O inicio de tudo

Jéssica sempre foi protetora dos animais, porém a criação do Santuário Danp veio a acontecer somente em 2014. Nessa época Jéssica residia em uma pequena casa de dois cômodos com seu filho no Jardim Imperial, e desde de aí já cuidava de cachorros, galos e galinhas. Jéssica conta que mesmo sem muitos recursos sempre buscou tentar ajudar os animais do seu bairro. Sem a possibilidade de os dar moradia ela tratava ao menos de alimentá-los diariamente.

“Eu e meu filho pegávamos o ônibus juntos todos os dias. Enquanto eu ia trabalhar ele ia para a escola. Já saímos de casa com uma sacolinha e potinhos de ração que eu deixava ao lado do ponto de ônibus antes de entrar no ônibus e também quando eu retornava.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A partir dessa boa ação Jéssica começou a perceber que as vezes apareciam animais em situação de risco, como cadelas em gestação, filhotes, cães idosos, animais machucados e com ferimentos expostos. Nesses casos Jéssica não conseguia apenas ajudar com o fornecimento de ração, ela os levava para sua casa e oferecia o tratamento que os mesmos necessitavam.

O projeto começou assim, após recuperados Jéssica se encarregava de tentar realizar as doações desses animais em situação de vulnerabilidade, pois em sua residência não havia muito espaço e ela também não tinha condições de manter a qualidade de vida que os animais precisavam. No início Jéssica contava principalmente com a ajuda do seu filho e de sua vizinha Liliane, que na época ajudavam Jéssica a realizar bazares e outros pequenos eventos para angariar doações.

Um caminho difícil

Para manter o projeto Jéssica conta principalmente com a ajuda de voluntários, que fazem doações e prestam outros tipos de serviços necessários para o bem-estar dos animais acolhidos.

Antes da pandemia eram organizados eventos para captação de recursos como jantares, noites do hambúrguer e bazares como já mencionados acima. Mas com as novas normas de isolamento social decretadas, esses eventos tiveram que se ser deixados de lado. Agora para levantar fundos Jéssica trabalha diariamente vendendo pães de mel, cones e outros doces pela cidade. Além de juntar latinhas para complementar a renda.

“Eu me viro nos trinta procurando várias opções para não deixar faltar nada para eles. Porquê querendo ou não os gastos são bem altos, apenas com as doações que recebo hoje não consigo suprir”.

Para vocês terem uma ideia são ao todo 44 animais abrigados pelo santuário, e devido a isso são utilizados mais de 30 quilos de rações a cada dois dias. Jéssica também tem muitos gastos com vacinas, vermífugos, além das contas da residência como o aluguel, que ela não consegue pagar direito a quase 7 meses.

“Se formos colocar em média despesas com limpeza, alimentação, remédios e aluguel eu gasto todo mês mais de cinco mil reais.” – Afirma Jéssica.

Resgates

Jéssica também aproveita para falar sobre os resgates realizados que são sempre momentos marcantes e mexem bastante com ela. Os últimos três meses por exemplo foram bem intensos para o santuário, ao todo foram resgatados 27 filhotes, uma mãe prenha envenenada, cães machucados entre outros. Alguns dos resgatados vieram a falecer devido a situação que se encontravam, mas mesmo nessas circunstâncias Jéssica procura sempre fazer o melhor oferecendo todo o seu amor nesses momentos difíceis.

“Quem me conhece, quem conhece minha história sabe que isso é a minha vida. Eu fico até emocionada quando falo sobre esse assunto pois todos os animais que vivem aqui tem uma história única que mexe sempre comigo. Isso de você poder trazer para dentro do seu lar e tirar do perigo é algo que não tem preço.”

Para Jéssica todos os momentos vividos no santuário são marcantes, todo animal que ela consegue salvar é uma vitória em sua vida. São momentos únicos que mesmo as grandes dificuldades nunca serão capazes de apagar.

Foto: arquivo pessoal

O Novo Santuário

Devido as dificuldades que Jéssica teve nos últimos meses para pagar o aluguel do imóvel que o santuário está localizado, infelizmente ela está sendo despejada. Jéssica tem um prazo curto para se mudar e retirar todos os animais do espaço, devendo entregar o local até o início de novembro.

Felizmente eles conseguiram um novo espaço para ser a nova sede do santuário, localizado em um sítio no bairro Cachoeira, aqui em Atibaia. O único problema é que esse sítio não possui uma estrutura propícia para abrigar tantos animais resgatados. Com o objetivo de resolver esse obstáculo Jéssica criou a campanha Construindo um Sonho, que visa arrecadar os materiais necessários para a construção deste novo Santuário.

“Coloquei o nome do projeto de Construindo um Sonho pois esse sempre foi o sonho da minha vida, ter um lugar para que eu possa viver em paz com os animais, onde eles possam viver soltos, felizes, tendo amor, cuidado e segurança.”

No espaço Jéssica pretende acima de tudo zelar pela qualidade de vida dos animais. Criando um local onde eles poderão viver livremente em convívios de 20x20m até serem adotados, e caso não sejam, lá eles poderão também viver suas vidas recebendo todo amor e afeto necessário. Canis também serão construídos voltados aos animais resgatados, que muitas vezes podem ser agitados até se acostumarem com os demais moradores do santuário.

Confira abaixo algumas fotos do local onde será construído o novo Santuário:

Ajude a construir esse sonho!

A campanha de arrecadação de materiais para a construção do novo santuário iniciou-se no começo do mês de agosto, de lá para cá Jéssica conseguiu a doação de boa parte dos itens, mais ainda falta muitos materiais para dar início a obra.

Então que tal ajudar a Jéssica e dar um novo lar aos quase 50 animais acolhidos por ela? Caso queira ajudar você pode realizar sua contribuição pela Vakinha Virtual criada em prol da arrecadação dos materiais. Qualquer valor será muito bem-vindo!

Você também pode realizar a doação direta de materiais! Segue uma listinha de tudo que eles já arrecadaram e do que ainda é necessário:

Para outras informações você pode entrar em contato com o Santuário no número 11 94333-5759. Acompanhe também o Facebook da instituição, por lá sempre são postados informativos sobre eventos e também outras ações de arrecadação.

O prazo é pequeno, mas com a ajuda de todos temos certeza que esse sonho será construído. ???


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheço a Jéssica. Pessoa de boa índole e confiável. Bela reportagem! Que contribua muito para o belo trabalho que ela faz, com maestria!!!

  2. Eu gostaria de saber se vcs aceita um pet e que estou mudando de casa e não posso levar o meu pet e não quero deixar na rua o meu pet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui