A terceira atração da festa de aniversário dos 354 anos de Atibaia é o cantor e compositor Péricles, um dos fundadores e ex-integrante do Exaltasamba, grupo que reinou durante mais de 20 anos no quesito animação e brasilidade. “O Rei da Voz” como foi apelidado pelo músico Mumuzinho, vai se apresentar aqui na cidade no dia 22, mas a data vai além de uma homenagem a Atibaia: é dia do aniversário de 50 anos do cantor.

Apesar de hoje Péricles Aparecido Fonseca de Faria, ou apenas Péricles, ser um grande nome da música nacional, o andreense demorou um pouquinho para descobrir que o samba era sua verdadeira paixão. Quando criança em Santo André (SP), Péricles teve sua primeira experiência musical na comunidade de jovens das igrejas católicas que existiam nas proximidades da sua casa. Religioso, o jovem garoto participava de festivais nas dioceses da região, o que o fez descobrir a felicidade de estar nos palcos.

Porém, como sambista, a estreia de Péricles não poderia ser menos glamorosa: uma sorveteria, “praticamente pagávamos para tocar lá” disse em entrevista à Revista Quem. Além disso, Péricles já atuou em diversas profissões, como: sapateiro, metalúrgico, inspetor de alunos em uma escola na região do ABC paulista e se dedicou durante anos a profissão de cabeleireiro.

Péricles
Foto: divulgação

Exaltasamba

Péricles, apaixonado por samba e pagode, integrou o Exaltasamba ainda nos primeiros anos da banda na década de 80, onde foi parceiro de Thiaguinho, Chrigor, Pinha, Thell, Brilhantina, Izaías e Marquinhos que na época tocavam em festas e bares de São Bernardo do Campo. Juntos, os amigos fizeram grandes sucessos ao longo dos anos, como: Me “Apaixonei Pela Pessoa Errada” e “Tá Vendo Aquela Lua”. O grupo vendeu 15 CDs, quatro DVDs e mais de 15 milhões de discos ao longo dos anos.

Todo esse sucesso se deve principalmente a Jovelina Pérola Negra, que pode ser considerada a madrinha musical da banda. Cantora de samba raiz, Jovelina encantou a baixada fluminense e o Brasil com sua voz rouca e personalidade forte, cantando sucessos como “O Dia se Zangou” e “Pagode no Serrado”. Foi abrindo os shows de Jovelina, artista considerada fora dos rótulos para a época, que o “Exalta” começou a ganhar destaque no cenário música brasileira.

Carreira Solo

Para tristeza dos “exaltamaníacos”, em 2012 com cerca de 26 anos de muito samba, o grupo decidiu encerrar os trabalhos. Péricles, a exemplo de Thiaguinho, resolveu se arriscar e seguir se apresentando solo. Decidido a fazer a carreira decolar, o músico não pensou duas vezes e no mesmo ano lançou um álbum de estreia, chamado “Sensações”, que contou com a participação de Luan Santana, o grupo Sensação, e ainda de seu filho, Lucas Morato, que vem seguindo os passos do pai.

No ano seguinte, o segundo trabalho solo chegou ainda mais surpreendente, fazendo uma homenagem ao pagode da década de 90, anos considerados pelo cantor extremamente importantes para a repercussão do estilo musical, trazendo à tona muitos nomes da música brasileira, como: Molejo, Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê entre outros.

Mas o sucesso de Péricles não para por aí: ele já participou de importantes trabalhos em homenagem à música nacional, e também foi personagem importante de alguns dos programas de maior audiência da TV brasileira: o Esquenta apresentado por Regina Casé e a Dança dos Famosos no Domingão do Faustão, ambos da TV Globo. Sua experiência na Dança dos Famosos parece ter dado tanto resultado que o músico decidiu expandir sua área de atuação, e inseriu não somente as coreografias, mas também a coreógrafa Luísa Módulo, e o ator Lázaro Ramos na direção da turnê Em Sua Direção no ano passado.

Para conhecer as principais músicas de Péricles, confira a playlist abaixo:

Lembrando que a programação completa com todos os shows do Aniversário de Atibaia, você pode conferir clicando AQUI.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui