Quem passou pela Lucas na última semana deve ter se deparo com uma novidade no ponto de ônibus em frente ao Lago do Major, é o “Varal Solidário” instalado por uma iniciativa entre professores e alunos da E.E. Major Juvenal Alvim, com o objetivo de ajudar pessoas carentes e em situação de rua na cidade.

A notícia viralizou após uma publicação da fotógrafa Patrícia Cavalheiro em seu Facebook na última terça-feira (09). Patrícia relata que passou pelo local de madrugada após sair de um hospital da cidade, e decidiu deixar no varal alguns itens como roupas de bebê, fraldas e um livro para quem estivesse precisando. Após isso, aproveitou para registrar o momento e convidar a todos para que também participem da ação.

Acabo de deixar algumas roupas, fraldas e livro no ponto de ônibus do Lago do Major. Tem um varal para doação por lá,…

Posted by Patrícia Cavalheiro on Tuesday, July 9, 2019

Uma das organizadoras da iniciativa Roberta Bonani, conta que no começo o Varal foi instalado na grade da escola, mas infelizmente acabou chovendo e todos itens ficaram molhados pois o local não possuía cobertura alguma. Devido a isso eles decidiram mudar o varal para o Ponto de Ônibus.

O mais bacana, segundo ela, é que no começo só havia um varal, e alguns dias depois surgiram mais dois ao lado instalados por moradores do bairro e não por eles.

Varal Solidário
Imagem: reprodução

Roberta agradece pela ajuda e contribuição da comunidade e diz ainda que no futuro pretende instalar uma geladeira solidária com o mesmo intuito.

Caso você queira fazer uma doação, o ponto de ônibus com o Varal Solidário se encontra na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 1007 – Vila Thais. Bem em frente ao colégio E.E. Major Juvenal Alvim.

Campanha do Agasalho

É importante lembrar que a Prefeitura de Atibaia também está com uma Campanha do Agasalho ativa na cidade, que conta com mais de 100 pontos de doação, clique AQUI para saber mais.

[Atualização Dia 10/07 às 18h32]

Infelizmente foi nos informado que a Prefeitura da cidade pediu “gentilmente” para que o varal fosse retirado. Os organizadores da ação estão elaborando outras formas de continuar ajudando os necessitados. O retorno da população estava sendo bastante positivo. Todas as doações que estavam presentes no Varal Solidário irão ser encaminhadas para o Fundo Social de Solidariedade.

Comunicado do Fundo Social de Solidariedade

Via facebook Simone Cardoso Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia emitiu o seguinte comunicado:

“Antes de mais nada é importante que fique claro que a Prefeitura NÃO PROIBIU o varal solidário, apenas recomendou que a ação fosse realizada em outro espaço (mais adequado, tranquilo e seguro para todos) ao invés do ponto de ônibus em frente à escola Major Alvim, que fica muito próximo a uma via com trânsito constante, às vezes intenso dependendo do horário.
A recomendação da Prefeitura teve como objetivo único preservar a segurança das pessoas, pois esse é um ponto com concentração de passageiros, com embarque e desembarque dia e noite, além da presença de pedestres que circulam pelo local.
Na tarde de ontem a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, e o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, André Agatte, foram até o Major Alvim e se reuniram com a direção da escola para expor essa preocupação da Prefeitura e oferecer alternativas para essa ação solidária, que é uma iniciativa muito linda, louvável!
Somos gratos sempre por qualquer atitude de amor ao próximo, como essa, mas enquanto Poder Público não podemos deixar de pensar na segurança de todos, de prevenir qualquer problema que coloque em risco qualquer pessoa.
Como alternativa ao ponto de ônibus, há a opção de levar o varal solidário para a área da escola, mais segura a todos. Além disso, a escola pode se disponibilizar como ponto de arrecadação da Campanha do Agasalho, que vem sendo realizada desde maio pelo Fundo Social de Solidariedade em Atibaia.
O Fundo Social conta com entidades sociais cadastradas para o repasse de roupas e alimentos doados pela população. Entre elas está a Casa de Passagem, equipamento mantido pela Prefeitura, em parceria com a OSC Casa do Caminho, que realiza o atendimento de pessoas em situação de rua no município, oferecendo acolhimento em um local estruturado para garantir segurança e dignidade.
Também é importante lembrar que abordadores sociais da Prefeitura que atuam no Programa Vida Nova realizam um trabalho constante na cidade, com abordagens humanizadas, diurnas e noturnas, baseadas no diálogo, no apoio e no convencimento pessoal, tudo para tentar sensibilizar as pessoas em situação de rua a voltarem para a casa de seus familiares ou a aderirem aos serviços disponíveis pela Prefeitura, especialmente a Casa de Passagem.
Com a chegada do inverno e a queda elevada nas temperaturas nas últimas semanas, esse trabalho foi intensificado no município. Os abordadores da Prefeitura estão oferecendo, a todo momento, os serviços de acolhimento às pessoas em situação de rua, que geralmente se instalam em praças e outros espaços públicos da cidade.
Outra informação muito importante: as equipes do Programa Vida Nova enfrentam um grande desafio no trabalho desenvolvido na cidade, pois não existe obrigatoriedade de adesão aos serviços oferecidos pela Prefeitura, portanto não é possível, por exemplo, exigir que alguém que esteja nas ruas vá para a Casa de Passagem: todo acolhimento deve ser realizado somente mediante concordância.
Gostaria de agradecer de coração a todos que de alguma forma tomam iniciativas solidárias como o varal solidário, que buscam fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam. Com solidariedade podemos construir um mundo melhor para todos e, para isso, temos vários caminhos!
A Casa de Passagem fica na Estrada dos Perines, nº 495, bairro Boa Vista, funciona 24 horas por dia, e o telefone é o (11) 4415-2274. É possível entrar em contato informando sobre pessoas em situação de rua na cidade para que as equipes da Prefeitura providenciem abordagem e encaminhamento para a Casa de Passagem, que recebe repasses do Fundo Social de Solidariedade.

Fiquem com Deus e um bom dia a todos!”

[Fim da atualização]


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente na manhã de hoje 10/7 a prefeitura de Atibaia solicitou gentilmente que fosse retirado o varal que, no momento, estava repleto de doações quentinhas. Gostaríamos que a prefeitura autorizasse a reposição do varal que vinha sendo solidário não só com os moradores de rua bem como pessoas carentes que também fizeram deste varal um acalento ao coração frio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui