Hoje dia 13 é comemorado em todo o país o Dia do Turista, data que busca homenagear as pessoas que gostam de viajar e que ajudam a movimentar a economia no Brasil. Bem conhecida quando se trata do assunto, Atibaia conta com muitas opções para quem deseja prolongar as comemorações do Dia dos Namorados e conhecer um pouco mais sobre a cultura local.

Apesar de o Dia do Turista ser pouco conhecido no país, diversas cidades brasileiras são referência mundo a fora, o que atrai milhares de estrangeiros todos os anos. Segundo o Ministério do Turismo, atualmente o segmento rende no Brasil, cerca de US$ 5,9 bi, mas o atual governo acredita num salto para US$ 19 bilhões nos próximos anos.

Conhecido como uma opção turística bonita, barata e ainda perto da capital paulista, Atibaia é o destino escolhido por muitas pessoas, em especial aqui da região bragantina. Mas não apenas da Pedra Grande vive o turismo atibaiense: existem diversos pontos dentro da cidade, conheça!

Pontos turísticos

O tour pela cidade pode começar pelos vários museus de Atibaia. O Museu Municipal João Batista Conti, traz em seu acervo decretos do Brasil Colônia e Império, fotografias antigas, uma grande quantidade de objetos folclóricos e muito mais. O Museu de História Natural apresenta uma rara coleção de quase 4 mil animais empalhados. Já no Museu do Olho Latino, você pode encontrar a arte das gravuras de diversos artistas brasileiros.

dia do turista
Museu Municipal João Batista Conti conta com acervo do período colonial, apresentando utensílios da vida cotidiana
Foto: Prefeitura de Atibaia

Já familiarizado com a história do município, o nosso passeio continua pelos arredores de Atibaia. No Observatório do Itapetinga conhecido popularmente como Observatório Mackenzie, você pode conhecer as instalações da rádio-observatório utilizado para estudos astrofísicos e geofísicos em todo o Brasil. Também podemos conhecer o Kartódromo que já realiza o projeto com corridas de kart há mais de 18 anos na cidade; o Lago do Major ponto de encontro e lazer que chama atenção pela beleza e pelo teleférico que corta o parque. Do alto, a visão do Centro de Convenções Victor Brecheret, importante palco para a cultura local é ainda maior. Lembrando que o espaço já está contando os dias para iniciar as festividades do aniversário de 354 anos da cidade.

dia do turista
Foto: G1/Globo

Do ponto de vista religioso Atibaia também não deixa a desejar. Aqui também fica localizado o Santuário de Schoenstatt, conhecido como Santuário da Mãe Rainha, ponto de devoção para católicos de toda a região e que conta com uma réplica da capela original que fica na Alemanha. As Igrejas construídas na cidade também são alvo de visitas, em especial Paróquia São João Batista, ou  Igreja da Matriz, construída em 1665 e a Igreja do Rosário, erguida em 1763 pelos escravos impedidos de frequentar a Matriz.

Outro ponto cultural importante é o Casarão Júlia Ferraz, que recebe exposições artísticas e apresentações, entre outras atividades culturais da cidade. Hoje o casarão se encontra no meio do embate entre a Prefeitura e os familiares e herdeiros da família Ferraz após o anúncio de desapropriação da estrutura. O Centro Cultural André Carneiro também é um importante espaço para a arte no município e conta com um ambiente especial para apresentações e um mirante que com vista para o principal cartão postal da cidade: a Pedra Grande.

dia do turista
Foto: Hugo Chinaglia

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande é um espaço de proteção à natureza tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico através da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e hoje é o principal ponto turístico de Atibaia. No maciço da Pedra Grande acontecem diversos eventos ao longo do ano, sendo o principal deles a prática do voo livre na cidade. Do alto, é possível enxergar as cidades mais próximas, como Bragança Paulista, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões entre outras.

São tantos os pontos turísticos de Atibaia que fica difícil falar um pouquinho de cada um, mas não podemos nos esquecer do Parque Edmundo Zanoni e do Parque do Morango Duílio Maziero, onde além de diversas atrações, também são palco das maiores eventos gastronômicos da cidade: as festas do morango.

O nosso tour fica por aqui, mas antes de você colocar o pé na estrada, não esquece de dar uma passadinha no Mercado Municipal e levar um pouquinho de Atibaia com você. Lá você encontra além de frutas e temperos, o melhor da gastronomia local.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui