Devido a pandemia do novo Coronavírus a vida das pessoas ao redor do mundo vem sofrendo diversas mudanças nos últimos meses. Cuidados com a higiene pessoal, por exemplo, precisaram ser redobrados e o uso de máscara para proteção se tornou um dos pontos fundamentais para prevenção e combate a doença.

Um dos grupos que mais sentiu impacto com essas novas mudanças foram o de famílias que possuem crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os mesmos tiveram suas rotinas transformadas por conta da instauração dessas novas normas tão importantes.

Autismo
Imagem: divulgação

Em parceria com a CIAB – Intervenção Comportamental e Formação em ABA, trazemos para vocês hoje algumas dicas de como ensinar crianças autistas a utilizar máscaras nesse período de isolamento social. Para isso contamos com as recomendações apresentadas pela psicopedagoga atibaiana Vanessa Barella, uma das responsáveis da instituição. Confira:

1 – Máscaras personalizadas são sempre bem-vindas

Máscaras de personagens, bichinhos, de frutas e coloridas são bem mais atrativas e na maioria dos casos fazem toda a diferença para que a criança tenha vontade de usa-lá.

Autismo
Imagem: divulgação

2- Brinque com a máscara em casa

Transmita a ideia que o uso da máscara não é uma obrigação, e sim algo divertido. Se necessário crie uma nova rotina com brincadeiras, atividades e jogos utilizando máscaras! Lembrando que é sempre melhor quando priorizamos atividades que envolvam toda a família.

Autismo
Imagem: divulgação

3- Preste atenção ao tempo de uso

Estipule um tempo que a criança aguente ficar com a máscara. Monitore, e aos poucos vá aumentando esse tempo. É importante salientar que esse “tempo” varia de criança para criança, então sempre fique atento.

Autismo
Imagem: divulgação

4 – Comemore as pequenas conquistas

Quando a criança conseguir usar uma máscara, mesmo que por pouco tempo, comemore junto a ela! Entregue algo que ela goste, mostre como aquele momento é especial. E assim ela sempre se sentirá mais motivada para continuar usando.

Autismo
imagem: divulgação

5 – Persistência é tudo

Nada de desistir na primeira vez, ser persistente é importante para que você conquiste a confiança do seu filho.

Autismo
Imagem: divulgação

6 – Trate toda e qualquer situação com paciência e amor!

Essa nova rotina dentro de casa é estressante tanto para você e muito mais para eles! Então sempre tenha paciência e muita dedicação, combinado?

Autismo
Imagem: divulgação

Seguindo essas dicas aos poucos os pais ou cuidadores podem estruturar as saídas com a máscara para treino de generalização. Essas são dicas gerais. Lembrando que cada caso precisa ser tratado individualmente.” – Finaliza Vanessa.

Quer saber mais?

O instituto CIAB está realizando semanalmente uma série de lives com temas relacionados ao autismo nesse período de quarentena. Você pode participar, interagir e tirar dúvidas. As lives são transmitidas pelo Facebook da instituição e ocorrem sempre as sextas-feiras às 19h. Para conhecer mais sobre o trabalho deles basta acessar www.clinicaciab.com.br ou entrar em contato pelos telefones: (11) 3402-1307 | (11) 4411-1377.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui