Há 24 anos, Dona Neide deu início a um projeto que faz da parte de sua vida até os dias de hoje em Araçatuba. O projeto surgiu quando ela, junto com o grupo de jovens que coordenava na Vila Alba, decidiram fazer o bem no Natal e levaram comidas e bebidas a um lixão da cidade, proporcionando aos moradores um dia repleto de alegria e gratidão.

Os jovens e D. Neide foram tocados pela fragilidade das pessoas que ajudaram naquele dia, e então começaram um trabalho, distribuindo comida para famílias carentes. Há 8 anos, o projeto passou por algumas mudanças e ganhou um nome: Cozinha Solidária.

Dona Neide. Foto: Arquivo Pessoal

Cozinha Solidária

O dia de trabalho começa cedo para Dona Neide, sua filha Vanessa e as demais voluntárias da Cozinha Solidária. Elas trabalham praticamente as 24 horas do dia para garantir que, diariamente, marmitas sejam entregues a moradores de rua, desempregados, e quem mais precisar.

Por ter 71 anos de idade, Dona Neide já sente dores e desgastes físicos. Em razão disso, Vanessa, sua filha, é quem coordena o projeta atualmente- é ela quem pilota a cozinha, organiza as doações e cuida de todas as atividades. Junto com outras 14 voluntárias, a equipe entrega em média 70 marmitas por dia.

Por causa da pandemia do Coronavírus, a cozinha está funcionando com equipe reduzida, mas, ainda sim, cumpre todas as devidas entregas.

Qualquer um que tiver fome, come aqui!

As entregas são feitas todos os dias, a partir de 10h30, na casa de D. Neide, denominada pelo estado como Casa de Belém. A cozinha funciona com a parceria de alguns grupos da cidade, que fazem doações de alimentos e ajudam a manter o projeto ativo.

Já existe um cadastro prévio com todas as pessoas que são ajudadas pela Cozinha Solidária, mas esse cadastro é constantemente atualizado para que mais pessoas possam ser inseridas, conforme possível!

Os parceiros e voluntárias do projeto também realizam a entrega das marmitas a quem não pode ir buscar no local.

Foto: Arquivo Pessoal

Divulgação

O projeto é divulgado através das redes sociais. Na página do Facebook Amigos da Dona Neide é possível acompanhar o projeto e todas as ações que eles realizam em prol dos cidadãos de Araçatuba.

Próxima ação

Para comemorar o Dia das Mães (10 de maio), a equipe da Cozinha Solidária realizará a entrega das marmitas e também de kits com produtos de limpeza, tornando muito mais especial o dia de dezenas de mães da cidade.

Doações

A Cozinha Solidária recebe doações todos os dias de alimentos, produtos de limpeza e produtos de higiene. Os interessados podem fazer a entrega na Casa de Belém, localizada na rua Benedito Lopes Soares, 321- Vila Alba.

Telefone para contato: (18) 99645-3970 – Vanessa


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui