Existem algumas histórias que, depois de lidas, é comum as pessoas dizerem: “tomara que essa moda pegue!”. E a da RC Criativa é uma delas. A pequena empresa, localizada no bairro Presidente, em Araçatuba, imprime, gratuitamente, 5 currículos para desempregados.

O serviço gratuito começou a ser oferecido em abril, após o proprietário da RC Criativa, o empreendedor Fábio Rocca, de 33 anos, ler, em uma reportagem, que os empresários dos Estados Unidos adotaram essa iniciativa durante a crise financeira.

A reportagem despertou em Rocca a vontade de reproduzir a ideia em Araçatuba e, assim, ajudar o próximo. “Eu passei pela situação que boa parte dos brasileiros passa agora: a de procurar emprego. E eu sei o quanto o dinheiro da impressão pode fazer falta, principalmente se a pessoa visita, por exemplo, 5 ou 10 empresas por dia”, conta o empreendedor, sentado ao lado da esposa, Débora Sangalli, de 35 anos, que, orgulhosa, aprovou a iniciativa.

50 pessoas por semana

Placa-empresa-imprime-gratuitamente-currículos
O estabelecimento imprime 5 cópias gratuitamente para desempregados (Foto: Solutudo Araçatuba)

A placa em frente ao estabelecimento, colocada no final de abril, atrai a atenção de quem passa pela rua. “Teve uma vez que eu vi um cara parado aqui na frente tirando foto. E eu pensei: ‘ah, ele vai ligar depois e pedir algum orçamento’. Mas não. Ele usou a foto em uma postagem no Facebook que várias pessoas compartilharam”, relembra Sangalli, que também trabalha no local.

Segundo Rocca, no começo, apenas 5 ou 10 pessoas procuravam o serviço, semanalmente. Após a informação repercutir nas redes sociais, o casal passou a receber, em média, 50 interessados em tirar cópias ou imprimir currículos gratuitamente.

História de sucesso

Sorridente, o empreendedor relembra a história de um jovem adulto, que frequentava o local 4 vezes por semana. “Ele morava em Araçatuba, mas trabalhava em uma distribuidora de água e gás de Birigui. O patrão não conseguiu mantê-lo e ele ficou desempregado. Aí precisou procurar outro emprego. Ele agradecia muito a gente quando vinha tirar cópia. Ele não voltou mais aqui, então eu acredito que conseguiu um emprego. Tomara que sim.”

Pensando como empresário

Mesmo não sendo o motivo que levou o empresário a adotar a iniciativa, Rocca opina que praticar boas ações é interessante também para o sucesso do negócio. Afinal, de acordo com o empreendedor, as pessoas podem procurar os estabelecimentos quando estiverem empregadas e, assim, consumirem os produtos ou contratar os serviços que a empresa oferece.

Ser solidário não exige muito

Rocca espera que a história da RC Criativa inspire outras empresas, mas, também, a população, que, no dia a dia, pode praticar a solidariedade. “As pessoas, quando veem os outros fazendo o bem, procuram fazer igual. Então, eu acredito que dá para multiplicar essas atitudes por meio de bons exemplos, seja imprimindo currículos gratuitamente ou de outra forma.”

Como imprimir

Os desempregados interessados em imprimir 5 currículos gratuitamente na RC Criativa podem enviar o arquivo para o número (18) 99746-0833 (WhatsApp) ou para o e-mail contato@rccriativa.com.br, bem como levar pessoalmente em um pendrive ou um currículo impresso para ser copiado. As vias devem ser retiradas no estabelecimento.

Clique aqui para conferir o endereço e o horário de atendimento da RC Criativa.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: aracatuba@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui