Em 2017, o araçatubense Fabio Resta, de 23 anos, mais conhecido no mundo dos games pelo apelido de “Faah”, decidiu largar o emprego de consultor de vendas para se dedicar à carreira de jogador profissional de e-Sport (esporte eletrônico).

O interesse de Faah pelos jogos começou em 2005, quando os pais dele ainda tinham uma lan house no bairro Jardim América, em Araçatuba. Depois de completar a tarefa da escola, o jovem trocava a partida de futebol com os amigos por aventuras nos mundos de Counter Strike, Tibia e League of legends.

Desde 2017, Faah se dedica apenas ao Fortnite, um jogo online criado em 2017 pela Epic Games. Nas partidas, que podem conter até 100 competidores, os jogadores batalham em uma área que diminui ao decorrer do tempo. Vence a equipe que sobreviver até o final.

A carreira no jogo rende bons frutos ao araçatubense, que, nos últimos anos, participou de diversos campeonatos nacionais e internacionais. Em maio, Faah, junto com a dupla, o e-atleta Lucas Luciano (“Histtory”), de Campinas (SP), representou o time INTZ na final do grande mundial de Fortnite, que aconteceu na Polônia e premiou o vencedor com US$ 500 mil.

A dupla não venceu o campeonato, mas deixou a sua marca. Entre os 100 competidores de diversas nacionalidades, Faah e Histtory eram os únicos brasileiros.

Transmissões ao vivo

Além da carreira profissional no e-Sports, Faah investe em streams, que são transmissões ao vivo realizadas em plataformas online. “Uma stream é como um canal de TV, mas para um público específico. Lá, posso mostrar o meu trabalho, minha rotina e, também, ensinar e interagir com quem me assiste. E, a partir dela, também consigo divulgar o meu trabalho”, explica o araçatubense, que, neste ano, assinou contrato com o Facebook Gaming.

Na página oficial no Facebook, Faah tinha mais de 9 mil seguidores e 4 mil curtidas, até a finalização dessa matéria.

Fama fora da internet

A fama de Faah não se limita às redes sociais. Bem humorado, o jovem revela já ter sido reconhecido em Araçatuba. “Já aconteceram várias situações engraçadas. Em uma delas, eu estava fazendo compras no supermercado e vi que um grupo de 6 amigos olhava para mim. Quando andei mais um pouco, um deles me parou e perguntou: ‘você não é o Faah do Fornite, né?’. Eu respondi: ‘sou eu sim’. Ele ficou todo feliz. Aí os outros vieram me abraçar e também pediram para tirar foto comigo.”

Rotina intensa: ‘assim como o Neymar, treinamos para sermos melhores’

Entretanto, quem pensa que a rotina de um jogador profissional de jogos eletrônico é repleta apenas de mil maravilhas está enganado. Faah revela que chega a se dedicar 10 horas por dia ao mundo digital. A rotina é dividida entre treino, stream, live, post e tempo para diversão.

“As empresas têm investido no cenário do e-Sport. Mas, mesmo assim, os jogos são tratados como meros entretenimentos para hobby e lazer. As pessoas julgam muito e acreditam que somos privilegiados por trabalhar em casa. Mas elas não sabem que, assim como o Neymar, nós, jogadores profissionais de e-Sport, treinamos para sermos melhores e reconhecidos. Nós também precisamos ter uma rotina de treinos e uma vida regrada para alcançarmos nossos objetivos”, desabafa Faah.

Planos para o futuro

Ontem (30), o jovem anunciou oficialmente, por meio de postagem no Twitter, o encerramento do contrato com o time INTZ. “Atualmente, o meu principal objetivo é seguir no cenário competitivo, viajar, participar de campeonatos e desenvolver o meu nome”, diz Faah entusiasmado.

Agora, Faah e Histtory se preparam para o torneio Conexões Master Minas, que acontecerá nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Belo Horizonte (MG). A competição, considerada uma das mais importantes do cenário nacional de Fortnite, premiará a dupla vencedora com R$ 40 mil.

E aí, vamos torcer pelo atleta araçatubense?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui