O Crochê Solidário é uma pequenina parte da Associação Jesse, que muda vidas e acolhe pessoas de toda a cidade.

A sede da Associação possui o portão branco e pequeno. As paredes azuis da fachada são cheias de papéis colados.

Quem passa pela Rua Aquidaban em dias apressados não espera que aquele pontinho azul aparentemente pequeno é uma associação com quase de 30 anos de história.

Quem me recebe é Valéria de Barros, idealizadora do Crochê Solidário e secretária da Associação Jesse a mais de vinte anos. O sorriso é enorme, bem como seu coração.

Ela me leva até a sala do gerente administrativo Marinho, onde as caixas com peças de lã repousam, aguardando o carinho dos dedos ao tocá-las.

(Reprodução: Julia Boni/Solutudo)

O Crochê Solidário

Parte da equipe de mulheres que produz as peças em crochê e tricô. Valéria está ao centro, com a blusa preta e bolinhas brancas. (Reprodução: Arquivo pessoal)

Todos os anos, em novembro, a Associação Jesse faz um evento comemorativo com seus voluntários. Pensando nisto, Valéria juntou algumas mulheres para fazerem lembrancinhas de crochê e tornarem a comemoração mais especial.

Hoje são 32 mulheres reunidas em uma sala na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, com a finalidade de produzir peças para bebês, idosos e pacientes acamados.

No inverno de 2019 foram entregues meias e gorros, para o Lar São João, Lar da Velhice, Asilo São Vicente e pacientes acamados da Santa Casa de Araçatuba.

Enxoval a ser doado. (Reprodução: Arquivo Pessoal)

Em uma parceria com outras voluntárias, o Crochê Solidário fornece enxovais para mães que não possuem condições financeiras de o fazer. Para receber é necessário entrar em contato com a Associação, as peças são entregues no oitavo mês de gestação.

Tocar as peças produzidas transmite paz e amor, em cada ponto é feita uma oração e isto torna o trabalho especial.

Como resultado, os encontros são cheios de esperança e alegria. Todo segundo sábado do mês elas se reúnem para vêem o crescimento das peças e receber novos desafios.

Faça parte

Doações de lãs podem ser feitas na sede da Associação Jesse, rua Aquidaban, 731 – Vila Mendonça, como também no Palácio dos Armarinhos, onde há uma cesta de recebimento de lã. Elas aceitam linha Anne e lã Família.

Para melhores informações ligue 18 3624-2264.

Grupo Crochê Solidário completo (Reprodução: Arquivo pessoal)

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Este texto foi escrito por Julia Boni em seu período como redatora da Solutudo Araçatuba e Birigui.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui