Você já ouviu falar sobre o Julho Laranja? A campanha, que acontece no mês que nós estamos, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados ortodônticos desde a infância.

Reprodução/Giphy

O mês de julho foi escolhido para a campanha porque é o momento em que as crianças estão em férias escolares, e os pais e responsáveis estão menos atarefados. Por causa disso, os lugares propícios para a divulgação da campanha costumam estar repletos de crianças e familiares nesse período.

Para entendermos mais sobre a importância de uma boa saúde bucal, convidamos uma dentista de Araçatuba, a Dra. Eliana de Souza, para nos explicar mais sobre os cuidados ortodônticos.

A Dra. Eliana é formada em Odontologia pela Unesp (sigla unesp) e especialista em Ortodontia e Ortodontia Facial pela mesma Instituição de Ensino. Ela trabalha na área há 30 anos e, hoje, atua em Araçatuba.

Eliana nos diz que a campanha Julho Laranja é de grande importância, visto que muitos problemas na mordida entre a maxila e a mandíbula apresentam resultados melhores se tratados na fase de crescimento. Outros problemas podem ser interceptados mais cedo, antes de se tornarem um problema mais complexo com relação ao desenvolvimento da oclusão e harmonia facial.

Com que idade deve se iniciar o acompanhamento odontológico das crianças?

Esta é uma dúvida recorrente na vida dos pais e tutores, e a resposta é simples: desde bebê, o acompanhamento odontológico e a prevenção de cáries já deve ser feitos. Uma avaliação com ortodontista pode ser feita a partir dos seis anos de idade.

Qual a importância do tratamento ortodôntico precoce?

Segundo a Dra., o acompanhamento ortodôntico nas crianças é importante para a prevenção de problemas futuros, eliminando hábitos como sucção de dedo ou chupeta, respiração bucal- esses hábitos podem provocar deformidades dento esqueléticas difíceis de corrigir na idade adulta.

Precocemente, é possível corrigir mordidas abertas ou cruzadas a partir dos 6 anos.

Dra. Eliana de Souza. Reprodução/Arquivo Pessoal

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui