Há alguns meses, fomos surpreendidos pela chegada da pandemia do coronavírus em Araçatuba. A situação acaba causando muito estresse e tensão, principalmente para aqueles que estão na linha de frente do combate ao vírus: os profissionais da saúde.

Com isso em vista, a Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO deu início a um projeto, oferecendo atendimento psicológico online aos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), via WhatsApp!

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia do UniSALESIANO, Prof.ª Mirella Martins Justi, a instituição já tinha planos de oferecer o atendimento psicológico online aos alunos da instituição, quando receberam uma solicitação da Secretaria de Saúde do município, solicitando ajuda nesse quesito- então, foi elaborada a ideia, e a campanha teve início.

O atendimento é realizado por psicólogos formados

A princípio, foi importante conseguir profissionais como voluntários, uma vez que o Conselho de Psicologia proíbe que os alunos do curso ofereçam atendimento on-line. Por isso, Mirella convidou ex-alunos da instituição, formados em Psicologia, e a ideia foi apoiada 18 deles.

Selecionados os profissionais, foi dado início aos atendimentos. O casos são supervisionados, também voluntariamente, por professores de Psicologia do curso.

Fluxo de atendimento

Os atendimentos são feitos através de um número de WhatsApp, o (18) 99745-9099, e os horários das sessões são determinados pelos psicólogos e quem os procura.

Quando o profissional de saúde faz a solicitação do atendimento, ela é enviada primeiramente à coordenadora do curso. Em seguida, Mirella envia a mensagem no grupo dos voluntários, e então algum deles se manifesta para realizar o contato direto com o solicitante.

Grande parte dos atendimentos é feita através de chamadas de vídeo, mas alguns ocorrem por chamada de voz e também, quando necessário, por mensagens escritas, garantindo sempre o sigilo e privacidade das mensagens.

As sessões têm caráter emergencial

As sessões são da modalidade de plantão psicológico, então elas têm caráter emergencial. Não é uma terapia de longo prazo.

Mirella nos diz que o atendimento tem caráter emergencial: as sessões realizadas são para oferecer uma orientação, não substituir uma terapia de longo prazo. Os atendimentos podem durar algumas semanas, e depois é feito o encaminhamento para a Clínica Escola ou outros grupos que possam oferecer a Psicoterapia, ou seja, terapia de maior tempo.

Desde o início da campanha, mais de 30 solicitações foram atendidas, e, diariamente, mais pessoas solicitam o atendimento.

Duração da campanha

Ainda não há uma data definida para o encerramento dos atendimentos, mas Mirella diz que eles sabem que esse serviço será necessário ainda por algum tempo.

Se mesmo depois que a gente sair do isolamento, os voluntários conseguirem dispor de tempo para a gente continuar o projeto, os supervisores também, a intenção é a gente continuar.

Arte: Divulgação

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