Cerca de 20 alunos do curso de Modelista do Senac Araçatuba se uniram, entre janeiro e junho, no laboratório de moda da instituição para colocarem em prática o conhecimento obtido em sala de aula e ajudarem o próximo. Os estudantes confeccionaram gratuitamente pijamas para o uso de pacientes da ala oncológica da Santa Casa de Araçatuba.

O projeto “Modelagem do Vestuário: atendimento personalizado como diferencial competitivo” foi mediado pelos professores Antônio Carlos Leite e Gisélia Miriam Silvestre Chiquites.

Processo de produção

Alunos do Senac Araçatuba confeccionaram peças para a ala oncológica da Santa Casa de Araçatuba
Foram confeccionados 60 pijamas com mangas, abertura nos ombros e fechamento em velcro; 13 shorts avulsos, com elástico na cintura; e 15 camisolas, em modelo trapézio e sem mangas (Foto: Reprodução/Rede Social)

Inicialmente, os alunos identificaram a necessidade do hospital e buscaram doações de tecidos e aviamentos. Após coletarem as informações e materiais, os estudantes se dividiram em cinco grupos e montaram uma linha de produção, separada pelas etapas de modelagem, corte, costura, passadoria e embalagem.

De acordo com a docente Gisélia, por serem esterilizadas a cada uso, a produção das peças necessitou seguir padrões específicos na escolha de tecidos, linhas e modelagem.

“Os alunos conversaram com a assistente social da Santa Casa para levantar as necessidades técnicas. Por exemplo, as peças não poderiam ter botões nem zíperes e precisavam ser amplas, para atender a vários padrões corporais. Além disso, o tecido tinha que ser de cor clara e 100% algodão, pela sensibilidade da pele dos pacientes durante o tratamento”, explicou Gisele ao blog do Senac Araçatuba.

Para a professora, a atividade possibilitou que os alunos colocassem em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e, além disso, exercitassem outras habilidades, como trabalho em grupo, mediação de conflitos, comprometimento e administração dos processos de trabalho.

Clique aqui e conheça os cursos do Senac Araçatuba com inscrições abertas .


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: aracatuba@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui