Localizado na histórica Av. Ivo do Prado, entre o centro da cidade de Aracaju e o Mercado Municipal Albano Franco, o Museu da Gente Sergipana reúne peças importantes da história e essência do nosso Estado.

Inaugurado em dia 26 de novembro de 2011, no governo de Marcelo Déda, o museu foi instalado onde era o antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II, restaurado em parceria com o Banco Banese. Segundo o Wikipédia, é o primeiro museu multimídia interativo do norte e nordeste, comparado ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, ambos localizado em São Paulo. O museu possui uma integração tecnológica de ponta, possibilitando a exposição do acervo cultural do estado de Sergipe de forma conceitual.

homem utilizando tecnologia no museu
(Foto:Youtube/Reprodução)

Tecnologia

O museu expõe diversas projeções onde o visitante pode interagir e conhecer um pouco mais sobre a história da nossa gente. A tecnologia facilita para muitos, pois transforma a experiência em algo interativo e dinâmico, longe dos museus padrões que as pessoas estão acostumadas a ir.

tecnologia museu
(Foto:Youtube/Reprodução)

A projeção acima demonstra uma mesa redonda, onde você gira o pião e ele seleciona alguns pontos arquitetônicos históricos de Sergipe, dentre elas: praças, palácios, museus, igrejas e etc.

museu da gente sergipana
(Foto:Instagram/Reprodução)

Eventos Históricos

É muito comum que o Museu também seja utilizado como palco para eventos artísticos de todos os tipos. Muitos deles acontecem semanalmente e variam suas atrações entre: Teatro, Poesia, Música, Roda de conversas, Cinema. Tudo que envolva um pouco da nossa cultura local. Para saber um pouco mais sobre as atrações e exposições do museu, basta clicar aqui e conferir a agenda.

Midiateca

biblioteca
(Foto:Youtube/Reprodução)

A midiateca é a sala do acervo permanente do Museu da Gente Sergipana. Está disponível para os visitantes como uma sala para leitura e pesquisa, onde é possível utilizar os tablets com conteúdo exclusivo sobre a história do nosso estado. Além dos livros relacionados à cultura local.

Produtos da Terra

loja do museu
(Foto: Youtube/Reprodução)

Está disponível também uma loja com produtos que simbolizam a cultura e define nossas raízes. Diversos artigos artesanais estão à venda para quem adora uma recordação, ou para aqueles que gostam de presentear amigos e familiares. Desde chapéu de couro até a famosa Cuscuzeira, você encontra todos os tipos de produtos relacionados ao nosso estado na loja do Museu da Gente Sergipana.

A entrada ao museu é gratuita, portanto não existe motivo para você não deixar de ir visitar este monumento cultural histórico Sergipano. (;


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui