Amanhã, 17 de março, a nossa querida Aracaju completa seus 165 anos de existência, e por isso, não podíamos deixar comemorar esta data tão especial e homenagear nossa cidade destacando os principais motivos em que batemos no peito e dizemos: “Tenho orgulho morar em Aracaju”.

1 – Nosso Sotaque

(Foto:Printerama/Reprodução)

A primeira impressão para quem vem de fora, com certeza é a variação do nosso dialeto e como temos um sotaque forte. Uma adaptação sertaneja de várias expressões linguísticas que foram se tornando típicas e muitas vezes até apreciadas para os ouvidos de fora, pedindo para que a gente repita de tão gostoso que é ouvir nosso sotaque. E se tem uma coisa que define um bom Aracajuano é a sua pronúncia do “OXENTE, né não?”

2 – Caranguejo

(Foto:Apontador/Reprodução)

Quem é aracajuano de verdade sabe que o caranguejo é uma das maiores marcas registradas da nossa cidade. Para come-lo é quase um ritual, pois são utilizados alguns martelinhos de madeira para quebrar as suas patas, e então, comer a carne deste crustáceo delicioso. O prato geralmente acompanha uma porção de vinagrete, farofa de manteiga e o pirão de caranguejo.

Resultado de imagem para praias de aracaju
(Foto:PassagensPromo/Reprodução)

3 – Nossas praias

Por todo litoral brasileiro estamos cercados de belas praias e um clima tropical para deixar qualquer estrangeiro com inveja. Não podia ser diferente na nossa terra Sergipe. As nossas praias atraem cada vez mais os olhares turísticos com suas paisagens paradisíacas e com a praticidade de deslocamento de percurso.
À poucos km da capital, e com uma grande variedade de praias, é possível organizar o roteiro perfeito para quem busca curtir uma praia com a família.

4 – Artistas da Terra

(Foto:A8Se/Reprodução)

Nossa cidade possui muitos artistas talentosos que nos enchem de orgulho com suas obras que simbolizam a resistência da arte sergipana. Muitos artistas sergipanos escrevem sobre a paixão que tem pela nossa cidade e suas histórias. Entre eles temos: Ismar Barreto, Amorosa, Chico Queiroga e Antônio Rogério, Lula Ribeiro, Josa O vaqueiro, Clemilda, Mario Jorge, Tintiliano, Rogério do forró, entre outros.

5 – Qualidade de Vida

morar em Aracaju
(Foto:NexoJornal/Reprodução)

Morar em Aracaju é ter a oportunidade de caminhar a qualquer hora nos lagos da orla Atalaia, ou de deslumbrar a vista do Rio Sergipe encontrando o Rio Poxim. Outros preferem assistir ao pôr do sol no parque da sementeira, e até mesmo fazer uma corridinha no calçadão da Treze de Julho.

As belezas da nossa terra encantam os olhos de quem tem a oportunidade de viver ou conhecer Aracaju. Comparado as 27 capitais do país, segundo os dados do Censo, nossa cidade está entre as mais bem colocadas, sendo a com melhor qualidade de vida para morar.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui