É bem comum observarmos que quando a idade chega, vem com ela aquela indisposição em realizar tarefas simples do dia a dia.

Da mesma forma, está a vaidade que para muitos idosos fica em segundo plano.

As necessidades dos filhos e dos netos acabam exigindo mais de seu tempo, fazendo que não deem atenção para suas próprias vontades.

(Fonte: Divulgação Ascom)

Essa era a realidade de um grupo de idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado no Jardim Esperança na zona Sul da capital.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Aracaju,por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria da Assistência Social, em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

As atividades começaram às 14h e só terminaram após todos os idosos passarem por suas “transformações”. 

A ação aconteceu como uma forma de resgatar a autoestima desses idosos. Segundo a coordenadora do Cras Jullyecris Argolo:

“Proporcionamos um dia de beleza para esses idosos porque muitos deles, assistidos pelo Cras, sentem-se com a autoestima baixa por não serem estimulados a cuidar da aparência. Nós procuramos oferecer uma tarde de beleza para devolver a autoestima e para que eles se sentissem mais felizes”. terminou.

(Fonte: Divulgação Ascom)

Enquanto os idosos aguardavam pelo atendimento, eles tiveram a oportunidade de participar de alongamentos corporais na área externa do Cras.

Luciene Batista é assistida pela unidade da Assistência e aproveitou a tarde de beleza para cuidar do visual. E o resultado foi melhor do que ela esperava.

“Nunca tinha participado de um evento como esse. Hoje, aproveitei para fazer um corte e uma escova no meu cabelo e gostei muito do resultado, não é sempre que temos a chance de cuidar da gente. Espero que tenham outras vezes”, comemorou Luciene.

Dessa forma, a vaidade é tão importante para a saúde na terceira idade quanto exames periódicos e exercícios físicos é o que dizem os especialistas em saúde de idosos.

(Fonte: Giphy)

GOSTOU DA INICIATIVA?

Saiba quem pode participar das ações do CRAS:

1.Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial;

2.Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;

3.Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;

4.Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;

5.Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) EM SERGIPE: AQUI

(Fonte: Secretaria de Assistência Social)

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui