Você realmente conhece a história da cidade de Adamantina? Tudo começa com a Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1917, acabou dando muita atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, dando início a colonização. Após isso, houve uma negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited em 1938 que determinou que seria aberto um caminho na mata, para que eles se aproveitam de caminhos mais antigos.

Assim, começou a abertura de estradas e espaço para a cidade crescer, teve abertura das estradas laterais de penetração e a venda dessas terras, tudo sendo direcionado pelo engenheiro Alberto Aldwini. A CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, onde havia água e estradas.

Por fim, com o surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município fez com que o crescimento da nossa cidade disparasse muito mias rápido do que o planejado e a área que se estendia até o Rio Paraná. Trouxe passageiros e a produção agrícola para a nossa região.

Finalmente em 24 de dezembro de 1948, se tornou oficial o Distrito e o município de Adamantina foram oficializados, com território desmembrado do distrito sede de Lucélia e de Aguapeí do Alto. Conseguimos um cronograma dos acontecimentos principais da abertura da nossa cidade, sendo:

1937: Teve a chegada dos primeiros habitantes da região, que foram os funcionários da Companhia Agrícola Imigração e Colonização (CAIC).

1938: Houve o término da abertura do caminho que liga a cidade de Tupã a Adamantina.

1939: Início dos loteamentos na região.

1947: Construção do nosso primeiro cinema e outras edificações.

1948: Finalmente no dia 24 de dezembro é sancionada a Lei nº 233, assim criando o Município de Adamantina.

1949: No dia 2 de abril é instalado o município, tendo a primeira eleição municipal.

1950: Criação e instalação da paróquia de [Santo Antônio]. O desenvolvimento da infraestrutura, sendo marcado com a chegada da estrada de ferro, delegacia de polícia, posto de saúde, ampliação da rede elétrica, ginásio e escola normal, pavimentação, etc…

Fonte: site Prefeitura Municipal de Adamantina


Pronto! Agora você conhece um pouco mais sobre a história da construção da cidade Adamantina.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui