5 dicas para se sair bem numa entrevista de emprego

Depois de se candidatar a uma vaga, que você encontrou na Solutudo claro!

O departamento de recursos humanos da empresa analisa o seu currículo e entra em contato com você para agendar uma entrevista. É neste momento que irão te conhecer melhor e se você tem os requisitos para empresa. Sem dúvida é uma das etapas mais importantes no processo seletivo. Neste momento você tem se sair bem, para avançar, nas etapas do processo seletivo e conquistar a vaga.

Mais e aí, você sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego? Não? Então deixe nervosismo e ansiedade de lado. O melhor nesse momento é entender como controlar suas emoções para que elas não prejudiquem o seu desempenho. Para te ajudar nisso separamos essas dicas para você seguir

1. Não minta no seu currículo 

não invente

Relembre suas experiências e situações em que você aplicou habilidades como inteligência emocional, liderança ou produtividade. Durante a entrevista, podem ocorrer perguntas relacionadas às suas experiências anteriores e situações específicas em que você aplicou suas competências. Mesmo que você não saiba quais as perguntas, revisar o seu currículo te prepara para isso.  Importantíssimo, não repita todas as informações que estão no documento. Claro não coloque inverdades no seu currículo pois numa dessa você pode se dar mal

2. Pesquise sobre a empresa

busque informações sobre a empresa

Além da empresa se identificar com você, você também se identifique com a empresa. Busque informações sobre ela, detalhes sobre a cultura organizacional e reflita se você se vê naquele ambiente.  Demonstrando o seu conhecimento sobre a empresa durante a entrevista, o entrevistador vai entender que você tem identificação com a companhia e isso pode tornar o resultado mais positivo.

3. Vista-se adequadamente

As suas roupas dizem muito sobre você. A dica também é pesquisar sobre a cultura da empresa e escolher o look que mostre sua personalidade, no entanto seja alinhada com a organização. Roupas neutras, que não chamem muito a atenção, e que não sejam extremamente formais ou totalmente despojadas.  

4. Atenção a jeito que você fala 

comunique se com clareza

Você precisa se mostrar como um profissional de excelência. Por isso, é fundamental desenvolver uma forma de se comunicar claramente sem mostrar se autoritário e nem sem atitude. Controle a respiração, projete a sua voz com clareza, e não se esqueça do conteúdo da sua fala.  Confiança e naturalidade são palavras de ordem no jeito de falar

5. Se possível faça boas perguntas 

pergunte

Normalmente no final da entrevista, a pessoa que esteja conduzindo a conversa pergunte se você tem alguma dúvida. Aproveite o momento para fazer perguntas relevantes, sobre a cultura da empresa, o dia a dia da área ou até mesmo sobre as expectativas em relação à posição.

Além disso para se sair bem na entrevista de emprego, programe-se e chegue um pouco antes do horário combinado e boa sorte!

seja pontual
Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui