Em um mundo cada vez mais conectado e que oferece diversas opções e possibilidades, independente do segmento que for, quem tem um negócio sabe o desafio que é conquistar assim, logo de cara, novos clientes. E mantê-los fidelizados e engajados com sua marca ou negócio, pode ser ainda mais desafiador nesse tempo de mudanças profundas nos hábitos de consumo do brasileiro.

Diante de todo esse cenário, mais do que nunca é necessário pensar em novas estratégias para que seus bons serviços e produtos sejam conhecidos por ainda mais gente e que, seus clientes enxerguem, de fato, o valor daquilo que você oferece! E é aqui que entra o todo-poderoso Marketing de Relacionamento! ?

(Foto: Meu Redator/ Reprodução)

Relacionamento é tudo!

Você, empresário, mais do que ninguém sabe da importância de relacionar-se, não é mesmo? É fundamental ter um bom relacionamento com parceiros, fornecedores, colaboradores e, claro, com os próprios clientes. E, como explica a analista de Marketing da Solutudo Maria Bandre, o Marketing de Relacionamento nada mais é do um conjunto de estratégias para conquistar e fidelizar clientes. “O principal objetivo é criar uma proximidade com seus clientes, garantindo a satisfação em todos os aspectos com seu produto ou serviço.”

Pera aí, deixa eu adivinhar: agora você deve estar se perguntando qual a diferença do marketing ‘Tradicional’ pro de Relacionamento, né? ? E nós te explicamos: a principal diferença entre o marketing que todos nós estamos há muuito tempo acostumados com o de Relacionamento é foco de cada uma. Enquanto que as ações do Tradicional são focadas nas características de um determinado produto ou serviço, o de Relacionamento preza pela experiência do consumidor, do momento em que ele ainda está buscando pelo produto até o pós-venda. “Ou seja, o seu contato do cliente não se limita apenas à venda do produto, mas a um relacionamento mais profundo“, aponta Maria.

Na prática

Para esse contato ser de fato efetivo, antes de mais nada é necessário conhecer o público a qual você vai querer se relacionar. Criar uma espécie de perfil do seu cliente, que se aproxime ao máximo de seus clientes reais – na linguagem técnica, uma ‘persona’. Sexo, idade, pretensões de vida, a ‘dor‘ que ele busca sanar com seu produto ou serviço e o que ele espera de seu negócio são exemplos do que precisam contar nesse seu ‘perfil’ criado de seus clientes. Ah, e tudo isso pode ser alcançado pela sua observação, pela sua vivência no ramo, ou através de pesquisas, enquetes ou até na base de dados que você talvez possua aí no seu estabelecimento.

(Foto: Reprodução)

A seguir, é necessário ter organização, afinal, ao adotar estratégias de relacionamento, você precisa saber onde você está, onde você quer chegar e o que é necessário para tanto. Se, por exemplo, sua meta é fidelizar clientes, você pode pensar em campanhas para as redes sociais, descontos, comunicados personalizados… e ver como o público atingido se comportou. Analisar resultados, mudar processos, não se conformar com o básico e persistir são palavras-chave para se conseguir bons resultados! ?

Prove e veja!

Se você ainda não pegou muito bem o que você mesmo pode promover de Marketing de Relacionamento aí no seu negócio, a gente separou algumas boas ideias que podem te ajudar:

Redes sociais

É a estratégia do momento, afinal, (quase) todo mundo está lá, inclusive seu próximo cliente! Simples, práticas e instantâneas, ela vieram para mudar profundamente o relacionamento entre pessoas – e entre os negócios e seus clientes. Seja pelo Facebook, Instagram, LinkedIn ou mesmo pelo WhatsApp, é possível alcançar novos públicos com muito mais do que apenas mostrar seus serviços. Publicar conteúdos relacionados ao que você oferece, novidades e promoções exclusivas, tudo isso fará com que as pessoas interajam cada vez mais com seu negócio. E, a partir de cada curtida, comentário, mensagem recebida, surge uma nova oportunidade de você posicionar sua marca, produtos ou serviços, e assim alcançar um novo cliente – ou de fidelizá-lo.

(Foto: Resultados Digitais/ Reprodução)

E-mail marketing

Outra ação online que você pode realizar, e que foge um pouco do âmbito das redes sociais, podendo alcançar um outro tipo de público, é a do envio periódico de um e-mail personalizado oferecendo comunicados de novidades do negócio; conteúdos que reforcem como seu negócio pode ter um papel relevante e que gerem valor na vida do cliente; divulgações de promoções, descontos, bônus, vantagens e benefícios, reforçando o valor da pessoa para a empresa… enfim, são inúmeras as possibilidades e que pendem para uma comunicação exclusiva e personalizada.

Leia também: Solutudo lança ‘Jornada de Vendas’ para ajudar os pequenos empresários a venderem mais e melhor

Atendimento personalizado

Se um atendimento de qualidade é requisito básico, imagina só então um personalizado, que realmente marque o cliente? “Afinal, o atendimento é uma das ‘vitrines’ de qualquer negócio, e as pessoas vão se lembrar de como foram tratadas e vão comentar, sem dúvidas, com amigos e familiares. E sabemos que a melhor publicidade que existe são as indicações” afirma a analista de marketing da Solutudo.

Investir em treinamento para os funcionários, ter um canal aberto com eles para ideias e sugestões para melhorar a forma de atender e se relacionar com os clientes e criar um jeito próprio de atender, que seja humano e alinhado com os valores que você busca pra sua marca são dicas de ouro para fazer bem e bonito! ?

(Foto: Reprodução)

SolUau!

Falando em atendimento personalizado… Essa ideia aqui pode te inspirar! Na Solutudo, é parte do DNA da empresa querer, a cada dia, surpreender e encantar os usuários e parceiros da plataforma. E uma das ações pensadas para promover cada vez mais essa cultura foi apelidada de SolUAU. Ela consiste em criar algum tipo de contato que extrapolasse aquele que é feito no dia a dia, sabe? Dos usuários, pedindo informações da cidade, dos parceiros precisando de algum suporte… e que provoque o famoso ‘Uau‘ de surpresa. ??

Por aqui, a Milene Lima, que é a nossa Assistente de Relacionamento, é sem dúvidas a rainha do SolUAU: nos últimos 3 meses, já foram 5 ações realizadas. ? E ela afirma que não há um segredo mágico ou jeito certo de escolher para surpreender alguém, viu? “Pode ser em uma simples conversa com o cliente que você acaba enxergando a oportunidade“, comenta.

E não é só cliente que você pode surpreender e encantar, não! A própria Milene tem uma experiência bacana com um outro tipo de público: “De todas, a mais legal foi com a própria equipe, quando enviei um agradecimento por toda ajuda que os colaboradores de Botucatu me dão. Muitas vezes queremos agradar o cliente e esquecemos das pessoas que estão com a gente ali, no dia a dia.”

A Assistente conta que o maior resultado dessa sua ação foi ver a felicidade dos colaboradores ao verem seus trabalhos devidamente reconhecidos. “Com os clientes não é diferente. Receber mensagens de agradecimento ou ver a pessoa postando nas redes sociais o quanto está feliz é algo sem preço. Nossa cliente que recebeu um lírio de presente, já o plantou e está fazendo planos para o próximo ano em seu jardim, e isso é muito legal.” ?

Olha o recadinho deixado por um desses colaboradores. ?

Uma dica que a Milene dá é: não fazer nada forçado, e realizar ações que você realmente quer fazer porque sabe que vai despertar um sentimento bom ao seu cliente. “Fazer só por fazer, acaba tirando o encanto da surpresa e o cliente percebe. As ações que são feitas com o carinho, o cliente percebe e essas encantam muito mais“, dá a dica.


Ufa, pra você ver quantas possibilidades e oportunidades existem, todos os dias, para você surpreender e criar um relacionamento ainda mais legal e profundo com os seus clientes e funcionários! E você, o que tem feito para se relacionar cada vez mais e melhor com seu cliente? Conta pra gente! 😉 ?

Fonte: O que é Marketing de Relacionamento e como aplicar na prática


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui