Fundada em 1909, a praça recebia o nome de Conselheiro Ruy Barbosa. Anos depois, em 1937, por meio de uma lei municipal, foi renomeada para Major Antônio Alóe.

Naquele mesmo ano, parte do imóvel do advogado Celso Vieira, localizada na rua Saldanha Marinho, foi desapropriada para fazer parte da praça.

Por muitos anos, ali foi o local que se realizava a feirinha onde os moradores de Santa Cruz se reuniam para comprar seus produtos hortifrutigranjeiros.

Lá também aconteciam os escambos, que são as trocas de produtos e serviços entre os feirantes e moradores.

A praça nem sempre apresentou uma história bonita, com contos de terror que assustava quem transitava pelas ruas.

Reza a lenda que o local foi dado como mal-assombrado, mas não passam de lendas urbanas. Havia histórias de almas sofridas que por lá se manifestavam.

Em frente à praça, residia o pioneiro de Santa Cruz do Rio Pardo, Joaquim Manuel de Andrade, um dos fundadores da cidade, concebida em 1870.

Joaquim foi um dos primeiros líderes políticos de Santa Cruz, a ponto de ser citado pelo “Almanach da Província de São Paulo”.

Hoje a praça está revitalizada, a arquitetura antiga foi preservada, suas ruas adjacentes ainda são de paralelepípedos, para preservar a história de Santa Cruz.

Fotos

Atualmente busto localizado na praça, Major Alóe, que anteriormente erá do Dr. Ruy que foi furtado e reencontrado anos depois
Atualmente busto localizado na praça, Major Alóe, que anteriormente erá do Dr. Ruy que foi furtado e reencontrado anos depois( Foto: Luiz Ricardo Muniz)
Ponto de encontro das pessoas para fazer as vendas na feira
Ponto de encontro das pessoas para fazer as vendas na feira (Foto Luiz Ricardo Muniz )
História em cada bloco de pedra, ajuda a mante-la viva
História em cada bloco de pedra, ajuda a mante-la viva (Foto: Luiz Ricardo Muniz)

Fonte: Historiador Celso Prado


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui