O sonho de Dona Vanusa se iniciou há 10 anos. Por já trabalhar na área de restaurante há algum tempo, ela e o marido resolveram arriscar e abrir o próprio negócio. Foi a partir daí que o Restaurante Richô começou a ser construído.

A espera para dar tudo certo com a compra do terreno foi longa. Logo depois, o casal comprou o restante dos equipamentos necessários e já botou a mão na massa, iniciando os trabalhos no restaurante. Vanusa conta que as ideias foram clareando ao longo do tempo e tudo foi feito devagarinho, com muita paciência.

Bom mesmo foi ver os clientes se tornando fiéis a sua comida, coisa que aconteceu nos últimos dois anos. Para Vanusa, a opinião de pessoas próximas foi muito importante, já que sua comida era sempre elogiada nas refeições em família.

restaurante richo
Dona Vanusa acredita que o diferencial do restaurante é a comida caseira. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A sabedoria japonesa

Quem fez toda a diferença na trajetória de Dona Vanusa, foi uma senhorinha japonesa. Trabalhou com a Dona Amélia no Grupo Omi do Brasil Têxtil, empresa japonesa que encerrou as atividades na cidade de Lençóis Paulista em 2016, após 43 anos de história. 

A dona do Restaurante Richô até hoje leva consigo os ensinamentos que teve no antigo emprego. 


Ela era muito rígida, principalmente nos cortes. Se eu cortasse um tomate ou uma batata errado, ela chamava atenção.

A experiência foi essencial para Vanusa, que aprendeu que capricho e delicadeza era o segredo de Dona Amélia para fazer sua comida chamar atenção e ser desejada. 

Além disso, conviver com a cultura oriental também foi importante para Vanusa aprender a lidar com pessoas diferentes. Quando o Richô era novidade, as pessoas iam só para conhecer, então demorou um tempo para consolidar a clientela.

Sonho que se sonha junto

Assim como Vanusa, o marido era assalariado e o casal nunca achou que fosse possível montar um negócio próprio. Eles não imaginavam que a ideia ia sair do papel, até sair de fato. Por isso, o restaurante significa a realização de um sonho em conjunto. 


Sinto orgulho do que a gente conseguiu fazer sozinho, lutando e conseguindo, com a ajuda de Deus. Se não fosse Deus na vida da gente, a gente não faria nada.

Com tantos elogios de pessoas próximas, Vanusa começou a ter vontade de mostrar seu sabor para outras pessoas. “Todo mundo falava bem, e fui pegando amor naquilo”. O prato xodózinho dela é o frango com creme de milho, mas o líder de vendas é a famosa feijoada

Paciência e capricho: o segredo de Dona Vanusa
Campeão de vendas, o prato de feijoada faz sucesso aos finais de semana. (Foto: Arquivo Pessoal)

A ideia, de agora em diante, é continuar conquistando uma clientela fiel, que aprecie uma comidinha caseira, do jeito que todo brasileiro gosta. A cada ano que passa, o Restaurante Richô cresce um pouquinho e mais estômagos são agraciados com o sabor da Dona Vanusa. 

Uma história que só quem é do interior conhece, não é mesmo!?

Serviço

Restaurante Richô

Endereço:  Rua Henrique Losinskas Alves, 1317 – João Paccola – Lençóis Paulista/SP
Horário de atendimento: De seg. a sáb. das 11h às 14h
Telefone: (014) 3263-2002 ou (014) 996527867  
Redes Sociais: Facebook

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui